Em 2015 Observatório atuou para suspender o gasto de 26 milhões em licitações com irregularidades

Hoje em dia as palavras corrupção e crise fazem parte do dia a dia da população.

Em São José não é diferente, a prefeitura gasta milhões em publicidade por um lado e por outro corta horas extras dos guardas municipais e cancela eventos culturais.

A população normalmente tem um sentimento de impotência diante desse cenário, mas será que nada pode ser feito?
O Observatório Social de São José tem mostrado que muito pode ser feito para melhorar essa situação.
A gestão pública pode atender melhor o cidadão com menos recursos, para isso é preciso aumentar a eficiência e punir a corrupção.
Em 2015 a Prefeitura de São José pretendia gastar 26 milhões de reais com serviço de coleta de lixo. O Observatório analisou os termos da contratação, verificou indícios de direcionamento, o Tribunal de Contas reconheceu a argumentação da entidade e determinou a anulação do Edital.

Quem pagaria os 26 milhões de reais? A população josefense!

Certamente havendo mais competição esse preço será reduzido e permitirá que mais recursos sejam utilizados para atender o cidadão.
Isso foi comprovado na prática ainda em 2012, quando o Observatório atuou na divulgação da licitação de empresa para Sonorização de Eventos e os 4 licitantes tomaram conhecimento através da organização e o preço contratado foi  40% menor do que o previsto inicialmente.

E o que é o Observatório Social de São José?

Uma organização sem fins lucrativos a partidária, que faz parte de uma rede nacional presente em mais de 80 cidades de todo o país. Ela é feita por cidadãos diligentes e preocupados com a melhoria da sociedade. Na maioria voluntários, menos de 10 pessoas atuam na entidade, que está sempre em busca de mais apoio de pessoas e recursos.

Vale ressaltar os resultados, somente em 2015, além da questão do lixo, o Observatório atuou em uma licitação de 1,1 milhões de reais da Secretaria de Infraestrutura para “tapar buracos”, a mesma foi anulada pelo Tribunal de Contas do Estado.

Secretário de Infraestrutura- José Natal Pereira
Fora isso, o Observatório representou administrativamente uma licitação para contratação de serviços de alimentação para servidores da Secretaria de Infraestrutura, mas os servidores já recebem auxílio alimentação. A licitação foi revogada!

Nesse caso seriam contratadas 30 mil refeições para um ano, custando 348 mil reais para a população.

Agora a população tem um excelente momento para conhecer melhor o Observatório Social de São José,  a segunda prestação de contas da entidade ocorrerá dia 22 de outubro às 19 horas no auditório da UNIVALI, no MundoCar Shopping.

Este é um excelente momento para descobrir formas de transformar crise e corrupção em progresso e qualidade de vida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados