Violência e Qualidade de Vida?

As vezes saem algumas informações na mídia e ficamos confusos?

    Recentemente a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito liberou os dados referentes aos homicídios que ocorreram em São José em 2013.
   A taxa de homicídios é um forte índice de violência de forma geral de uma localidade, essa violência é um dos fatores que demonstra a qualidade de vida da população, seja ela boa ou ruim.
   No que se refere a violência São José teve 31 homicídios em 2013 (crescimento de 17,25 em relação a 2012). O município ficou com uma taxa de 16,15 homicídios para cada 100 mil habitantes. Essa taxa é pior que países como: Coréia do norte, Serra Leoa e Gana. 
    Mesmo que o nosso município esteja com uma taxa de homicídios menor do que a nacional (25,8 mortes por cem mil habitantes), no município as mortes violentas vêm aumentando.
     Em contrapartida São José está 22º lugar, dentre todos os municípios brasileiros, no que se refere ao Índice de Desenvolvimento Humano, segundo levantamento da ONU sobre o IDH no Brasil.

    Porém aí parece que temos uma incoerência, como a qualidade de vida pode ser estatisticamente tão boa enquanto os índices de homicídios aumentam?

     Vale lembrar que a colocação de São José no ranking do IDH da ONU foi um dos fatores, conforme a imprensa oficial que desencadearam a viagem a Brasília recebendo até mesmo uma honraria o Diploma e Medalha de Destaque Luso-Brasileiro em Gestão Pública Municipal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados