Novo ano novas perspectivas, ou não.

PMDB Escolhe Djalma, partido elegeu 6 vereadores.
A Câmara parece ter trabalhado bastante nas férias, voltou com pautas firmes e com os ânimos aparentemente apaziguados.
Por outro lado o executivo afirma que fez o dever de casa do governo anterior em 2013 e em 2014 começará a trabalhar efetivamente para cumprir suas promessas de campanha, para isso contará com um possível ajuste no Secretariado. 

Talvez esse ajuste que acalmou os ânimos na câmara de vereadores, oposições mais aguerridas podem ter mais espaço no governo.

O Legislativo definiu uma pauta de trabalho:  
  1. Discussão do Plano Diretor;
  2. Discussão do Código de Obras;
  3. Ordenamento jurídico do legislativo
  4. Cobrança junto à prefeitura e ao Governo do Estado na questão de Segurança.
A não ser no item três a posição será de cobrar do executivo, um projeto de Plano Diretor atualizado não existe e não existem técnicos para realizá-lo. 
Conforme o Secretário Michel Schlemper será contratado uma equipe da UFSC para fazer o projeto, atualizando um que foi feito em 2003, o projeto de lei dificilmente seguirá para a câmara em 2014

Cabe lembrar que o executivo só conseguiu realizar três "Fala São José" em 2013. Como será a dinâmica das audiências públicas para um novo Plano Diretor? Parece uma grande questão. 

A Prefeita já anunciou que sua prioridade é aumentar o diálogo com a câmara em 2014, nada falou sobre aumentar a transparência das ações do executivo e aumentar os canais de diálogo com a população. 
Na vistoria da Presidente Kennedy
     Mesmo que a atual gestão tenha nomeado vários Conselhos Municipais, elegido diretores nas escolas, isso é muito bom, mas não basta. A gestão democrática precisa continuamente ser fortalecida pela administração. Será que isso é desejável? 

Os grandes ajustes estruturais (Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Plano de ResíduosSólidos,Transparência, Regularização fiscal etc...) não serão resolvidos com a velha política de troca de favores e cargos, será preciso o apoio da população, do contrário será a mesma politicagem de outros tempos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados