Esporte e Cultura democráticos em São José

Se em algumas áreas da gestão atual as concessões feitas aos partidos que compõe a câmara de vereadores foram grandes, a exemplo da SUSP. 

Caê Martins, Andrea Grando
Em outras áreas a prefeita tem acertado colocando gestores técnicos em pastas menores, que mesmo com baixo orçamento tem feito uma verdadeira revolução nas suas áreas.
É o caso da Fundação Municipal de Esportes, com o percentual de apenas 1,43% do orçamento, as ações da pasta repercutem fortemente no Município.

Pela primeira vez na história recente do município a transferência de recursos para as entidades que incentivam a prática desportiva se deu através de um edital, firmando 32 convênios com 25 entidades.
Naturalmente se antes não havia edital, os critérios anteriores eram personalistas, muitas vezes de cunho eleitoreiro. 

Com critérios estabelecidos a Fundação conseguiu oferecer diversas atividades em várias partes do município, desde escolinha de atletismo na Serraria até tênis de mesa no Bela Vista, contemplando a inclusão social através do esporte e também o esporte de alto rendimento, visando projetar o município no cenário esportivo nacional.
Os desafios são grandes, o edital repassou aproximadamente 1 milhão e 100 mil reais, para que as entidades realizassem o proposto nos termos do edital, essa fiscalização será a base do bom andamento do esporte para o futuro. 
Se existia política de balcão anteriormente é evidente que alguns saíram perdendo, mas nada impede que sejam contemplados no futuro com bons projetos. 

Na Cultura acontece um processo semelhante, a indicação de Caê Martins, grande responsável pela implementação do Sistema Municipal de Cultura no município promete render frutos para os artistas e produtores culturais no longo prazo. 

O Fundo Municipal de Cultura já conta com recursos e os editais devem ser lançados ainda esse ano, com o aval do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Adeliana conseguiu manter duas pastas a princípio periféricas (Cultura e Esporte) na mão de técnicos (que nunca concorreram a eleições), que podem fazer um trabalho pela cidade que renderá benefícios para a população num período que transcende uma gestão e com isso deixarão também dividendos eleitorais a prefeita. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados