Eleições de 2014. A escolha difícil da Prefeita.

OS APOIOS E AS TROCAS
    As eleições estão sempre relacionadas. Em 2012 a prefeita foi eleita com o apoio do Governador Raimundo Colombo e do então Secretário do Governo do Estado, Paulo Bornhausen. 
    Em 2013 a prefeita nomeou Waldemar Bornhausen para Secretaria de Administração do município, o mesmo é parente de Paulo Bornhausen e presidente do PSB municipal, partido pelo qual o primeiro se candidatará a Senador.

PREFEITA IRÁ APOIAR QUEM?
    A prefeita terá que fazer uma escolha difícil, pois aquele que era Secretário de Governo até o ano passado, se tornou oposicionista e irá se candidatar ao Senado apoiando o candidato ao Governo Paulo Bauer.
    Por outro lado a prefeita que é do mesmo partido do Governador deve apoiar a sua campanha e sua chapa, a qual inclui Dário Berger para o Senado, irmão de seu adversário no último pleito.

O QUE DEVE ACONTECER?
Mesmo São José sendo o 4º maior colégio eleitoral do Estado, a prefeita não goza de grande prestígio no momento, dessa forma, a sua atuação no pleito deve ser singela, no entanto, deverá torcer para que Dário Berger seja eleito o que diminuiria a possibilidade de tê-lo no pleito para a reeleição em 2016.

E OS DEPUTADOS?
    Não temos uma eleição distrital, portanto os candidatos a Deputado Estadual e Federal fazem uma campanha de abrangência estadual altamente cara e preferem municípios angariar votos em municípios pequenos onde na prática é mais fácil formar uma base eleitoral, em alguns casos, poderia se chamar de curral eleitoral. 
    Os políticos da velha guarda já lotearam o Estado e irão tentar manter seus territórios, os novos candidatos tem poucos recursos para conseguirem quebrar a hegemonia dos velhos políticos em locais já loteados. 

    A esperança é que a internet e a politização da população leve a uma mudança, mesmo que pequena no quadro de representantes, buscando novos políticos, partidos e propostas. 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados