Eleições 2016, o que mudou?

Esse blog começou em 2012, quando constatada a ausência de informações e debate sobre o cenário eleitoral e político de São José.
Se foram quatro anos e pouca coisa mudou (acesse o plano de governo de 2012 aqui!)

A maioria das promessas de campanha da prefeita foram rasgadas sem muito cerimônia.


Na área da Saúde é flagrante a falta de gestão e a inversão de prioridades.

Declarou abertamente ser desnecessária uma Unidade de Pronto Atendimento no município, sendo que todos sabem que o Hospital Regional não atende, nem de longe, a demanda. 

Na atenção básica fez com que a demora para exames clínicos básicos, como Raio-X e mamografia fossem os maiores do que na gestão Djalma.

Gestão técnica e eficaz.

Com menos de seis meses de mandato já entregou a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos, para o vereador Michel Schlemper, o qual durante três anos ficou responsável pelo grande movimento de alvarás da construção civil.

O vereador agora encabeça o projeto de eleição do opositor/vice-prefeito José Natal, por mais absurdo que isso pareça.

Na educação, entregou a pasta para a vereadora eleita Meri Hang, em busca da governabilidade.

Os índices de avaliação da educação de São José continuam sendo piores do que a média estadual.

No lado positivo ocorreram eleições para diretores de escolas, diminuindo a política-partidária nas gestões das escolas.
Ambos secretários voltaram algumas vezes para o poder legislativo para garantir aprovação de projetos polêmicos, o que é apesar de ser prática comum, é pouco republicano.



Por outro lado...


A Prefeita foi mais responsável com a questão fiscal e com o Fundo de Previdência do município, que somava um rombo de aproximadamente 100 milhões de reais, o qual foi reduzido, porém ainda será pago pela população.

A atuação do Observatório Social de São José, fiscalizando licitações e contratos e divulgando as denúncias fez com que a população ficasse mais atenta a atuação dos gestores públicos, inclusive dos nossos representantes na câmara. 

Com essa atuação a transparência municipal melhorou, sobrando menos espaço para licitações fraudulentas e gestão contratual temerária, porém cabe ressaltar que os gestores estão apenas cumprindo a lei.



Esse é o primeiro de uma série de posts que pretende analisar a política do município, com a intenção de informar os eleitores, dado que a cobertura de mídia na cidade é pequena, para dizer o mínimo.

Lei post sobre a composição da câmara de vereadores de São José!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados