A pesquisa eleitoral.


Enfim ela aconteceu - ou foi divulgada.
Bom, a pesquisa conforme vocês podem conferir nesse link, não diz apenas sobre o candidato (a) que está na frente, vai além disso.

Infelizmente o conteúdo por trás das estatísticas parece confirmar o que eu tinha escrito anteriormente (Richard Valentini concordou comigo nesse ponto).
O eleitorado não tem uma analise muito profunda sobre os candidatos. Por quê?
Os dados abaixo parecem esclarecer um pouco:
Qual o seu nível de interesse sobre essas eleições neste momento?
Interesse pelas eleições de 2012
Total (%)
Muito interessados
6,5
Interessados
23
Mais ou menos interessados
35,1
Pouco interessados
21,6
Nada interessados
13,5
Não sabem dizer
0,2
Tamanho da amostra
504

Bom, conforme os dados 70,4% dos eleitores entrevistados estão “mais ou menos interessados” ou menos que isso. Esse é o nível de interesse declarado, em minha opinião, as pessoas tenderiam a declarar maior interesse do que realmente possuem, se isso for verdade o quadro pode ser ainda pior.

Essa falta de interesse responde a minha pergunta inicial, a mídia não mostra o que as pessoas não querem ver. Mesmo assim eu custo para acreditar que isso seja uma via de mão única, ou seja, se houvesse mais informação haveria mais interesse- creio/espero eu.

E os vencedores?

Bom a Adeliana tem na sua principal fala a saúde do município e os dados da pesquisa mostram que o problema mais citado pelos entrevistados era a saúde 41,9%. Por outro lado, 50,6% das pessoas desaprovaram o governo de Djalma, fora os 8,3% que não sabiam ou não quiserem responder.
A candidata apertou o botão certo, e a rejeição do atual prefeito a ajudou. Resultado?
Candidato
Total (%)
Adeliana Dal Pont
47,4
Djalma Berger
26,2
Rafael Melo
2,4
Fernando Elias
0,8
Brancos/Nulos
10,3
Não Sabem/Não opinaram
12,9
Total
504
Pesquisa de voto estimulada – Mapa – acesse aqui!

Algumas considerações, Adeliana tem a preferência incontestável, mas os brancos/nulos e indecisos praticamente empatam com o segundo candidato, se for considerada a margem de erro.

O Candidato do PSOL, Rafael Melo, com apenas 4 mil reais(conforme sua declaração) para fazer sua campanha, possui uma expectativa de votos maior do que o ex-prefeito Fernando Elias. Acho que o descaso com o eleitorado do ex-prefeito, mencionado no primeiro post, parece ser real.

Enfim, a candidata já foi por um tempo razoável secretária da saúde do município, e as expectativas de que ela preencha as lacunas nessa área são reais. Espera-se que ela utilize a experiência para satisfazer as carências dessa área, assim como cumprir suas demais promessas, caso eleita.

O Processo eleitoral não terminou, acho que existe quase um quarto dos eleitores que não pensaram sobre em quem de fato irão votar. Falta apenas uma semana. Está na hora de se informar sobre quem gerenciará o futuro dos nossos impostos, trabalho, tempo e vida.

Obs.: Esse espaço está aberto a qualquer contestação/contribuição/crítica.

Comentários

Anônimo disse…
resumindo, adeliana da um banho

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados