Força da greve obriga prefeita a negociar

Por: Fábio Bispo

Depois de três semanas sem dar ouvidos aos trabalhadores do funcionalismo público de São José, a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) não conseguiu mais disfarçar que nada acontecia na cidade e abriu canal de negociação com a categoria. 

 Vale lembrar que a atual greve dos servidores —que atinge 80% das escolas, postos de saúde, serviço de assistência social e administração— foi deflagrada justamente pelo não cumprimento das propostas apresentadas por uma comissão em outubro de 2014, onde foram pedidas mudanças, principalmente, na educação e saúde. 

Hoje (13/04), se a categoria aceitar negociar a contraproposta que deve ser apresentada pelo executivo, a greve pode chegar ao fim. A assembleia-geral está marcada para as 17h, no Clube 1º de Junho.

Com centenas de servidores acampados em frente à Prefeitura de São José, dezenas de escolas fechadas, postos de saúde sem vacinas e com horários reduzidos, a prefeita Adeliana não tinha alternativa a não ser ouvir os trabalhadores.

Foram três semanas sem o básico para o funcionamento de uma cidade: no Colégio Maria Luiza de Melo, o maior do município, 119 educadores não estão dando aulas. Nos postos de saúde, consultas foram canceladas. Segundo os números do Sintram-SJ (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José), pelo menos 2.000 servidores aderiram ao movimento. 

O principal pedido dos trabalhadores, paralisados desde o dia 17 de março, é a aprovação de novo plano de carreira.

Na quinta-feira (9), antes mesmo de receber pela primeira vez os trabalhadores desde o início da greve, Adeliana já anunciava o encaminhamento de projeto de lei ao legislativo para reposição da inflação no período para todos os servidores. Agora, os trabalhadores esperam também avançar em outros pontos da pauta de 2014, deixados de lado pela prefeita.

As mudanças, que ainda dependem de aprovação no legislativo, devem estar na proposta que o executivo deve entregar à categoria às 15h de hoje. 

Além da reposição da inflação, os trabalhadores pedem aumento na regência de classe, tabela unificada com carreira de pós-graduação, revisão da promoção vertical dos auxiliares de enfermagem, entre outros.

Quem é Fábio Bispo?
Jornalista com forte caráter investigativo, o mesmo já atuou apurou diversos assuntos polêmicos na administração pública, suas matérias foram condutoras de comissões parlamentares de inquérito e sua vontade e esperança de obter uma sociedade melhor em São José, onde se criou e viveu toda sua vida foi a motivação para que contribuísse com o blog, 

Comentários

Anônimo disse…
Bem vindo Fábio Bispo.
Em parceria com o Observatório Social poderemos mudar muita coisa em São José.
Att.

Orlando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados