Bernardo Meyer - A Nova Cara da Educação Em São José


    Ao entrar no novo prédio da prefeitura se percebe que não houve muito planejamento para fazer a mudança. 
  No primeiro andar é comum ver armários e arquivos servindo de divisória, além de grandes espaços vazios. 
 O ambiente passa uma sensação de bagunça e desorganização, já a postura de Bernardo Meyer, novo Secretário da Educação do município, passa segurança de qual trabalho deve ser feito.

QUEM É BERNARDO MEYER?
   Bernardo é natural de Florianópolis, morou a maior parte da vida na cidade e sua carreira foi desenvolvida em São José, mas a suas experiências internacionais fazem a diferença na sua carreira na sua vida pessoal.
   Ele lembrou com alegria, que foi o primeiro a conseguir mobilizar o conservador Colégio Catarinense para uma passeata. Presidente do Grêmio Estudantil levou o colégio a participar do movimento nacional que culminou na retirada do Ex-Presidente Fernando Collor. Contudo, sua história como pessoa e estudante começou fora do Brasil.
   Bernardo aprendeu a falar e foi alfabetizado em inglês, porque morou nos Estados Unidos dos 4 aos 8 anos. Ou seja, sua experiência pessoal com este período essencial para a educação foi fora do Brasil.

A CARREIRA PROFISSIONAL.
  Voltou para o Brasil, aprendeu o português e foi até o fim na carreira de estudante/pesquisador, adquiriu o título de Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2011).
    Foi gerente de exportação de uma empresa de cerâmica, em seguida começou sua carreira como Professor Universitário.  

   Bem sucedido na sua carreira profissional aos poucos foi percebendo que o seu interesse por política estava sendo deixado de lado, ser bem sucedido individualmente não era a única coisa que desejava. Nesse sentido, o envolvimento com a política como forma de melhorar a sociedade lhe interessava cada vez mais.

O RETORNO A POLÍTICA.
   Em 2012 as coisas começaram a se encontrar, ele foi convidado pela AEMFLO-CDL de São José, para dar uma disciplina do curso de formação de políticos. O curso que não era voltado apenas para executivos ou legisladores, mas para todas as pessoas que tinham interesse em saber como funciona a sociedade da qual fazemos parte.
   A atual Prefeita Adeliana DalPont fez o curso e o convidou para formular um Plano de Governo.
   Era o que Bernardo precisava para conectar seus tempos de militância estudantil com o atual cenário político de São José.
   O convite para a Secretaria foi uma surpresa, segundo ele nada havia sido prometido ou acordado. Ele trabalhou na campanha, mas tinha emprego e nunca havia exercido um cargo na administração pública.

POLÍTICO OU TÉCNICO NA EDUCAÇÃO?
  A educação tem um grande contingente de pessoas, gere uma quantidade grande de recursos, mas Bernardo acredita que a melhor política é a de longo prazo.     Administrar o sistema educacional até que ele efetue o seu papel, ou seja, a escola ensina e os alunos aprendem, só isso poderá formar cidadãos conscientes e uma sociedade melhor. 
   Essa política não diverge da técnica, pelo contrário.

SEUS OBJETIVOS
   Agora, como Secretário da Educação de São José, é hora de resgatar suas experiências de infância. Qual é o segredo para uma educação básica de sucesso?
   Segundo ele a base é feita com: profissionais qualificados e bem remunerados, educação integral e um acompanhamento constante, com base em indicadores.


AS DIFICULDADES
   Menos de duas semanas já foi suficiente, para ele se confrontar com a realidade do Gestor Público, o pagamento das merendas está atrasado em mais de 3 meses, assim como o pagamento da construção de 4 creches, que já tem alunos matriculados. 
   Conforme Bernardo, o real panorama das finanças do município ainda não foi finalizado, mas ele acredita que será possível superar essas dificuldades e fazer planos para o futuro.

O FUTURO
   São José é o quarto município em população de Santa Catarina, sua arrecadação também está entre as 10 primeiras do Estado, contudo o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) está abaixo da média estadual, isso não deverá ficar assim.
  As escolas terão eleições para Direção no Futuro, mas os gestores terão metas pelas quais serão cobrados. 

  As cobranças serão acompanhadas por uma luta para qualificar e remunerar melhor os profissionais da educação.


   Bernardo é o perfil técnico da nova gestão, jovem e qualificado. Ele entrou na política por convicção, não por oportunismo ou necessidade, essas são as características que trazem a esperança de uma educação melhor para São José.

Comentários

Giselly disse…
Tens o meu voto de confiança... Poucos são aqueles que assumem cargos como o seu, com um discurso com argumentos para além do senso mais que comum, com frases feitas e promessas mirabolantes. Você apresenta conhecimento técnico e um certo distanciamento da paixão pela educação, que irá, acredito,lhe permitir arrumar a "casa" com imparcialidade. Porém, sugiro que conheças e vivas o chão da escola, a sua realidade nua e crua, na sua rotina complexa e apaixonante, para que possas compreender o que é ser professor nesta rede. Espero sinceramente que tenhas muito sucesso e que dele, venha o NOSSO sucesso e melhores condiçoes em oferecer a comunidade Josefense uma educação de qualidade. Boa sorte e um excelente ano letivo para todos nós.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados