Prefeituras quebradas: quem é o culpado?


Por: Carlos Damião - Notícias do Dia

Ao que tudo indica, a única prefeitura da região metropolitana de Florianópolis que escapa da insolvência financeira é Biguaçu. Florianópolis, São José e Governador Celso Ramos estão, como se dizia antigamente, "em petição de miséria". 

As maiores ainda se viram, mas Governador Celso Ramos, município de receita escassa, passa por dificuldades impressionantes, como mostrou o Notícias do Dia de ontem, sem dinheiro para pagar as despesas mais básicas. 

Alguns apressados criticam a União, por causa da extrema concentração financeira que prejudica municípios e Estados de modo geral. Mas a falência de alguns não pode ser explicada de forma tão simplista. 

Nos últimos anos houve má gestão dos recursos públicos, não se sabe se por displicência, incompetência ou estupidez. O fato é que alguns políticos, conhecidos pelo perfil perdulário, pintaram e bordaram à frente de suas prefeituras, muito mais por objetivos eleitoreiros do que propriamente pela dedicação às questões elementares de suas cidades. Vide o festival de obras realizadas – sem planejamento – durante o ano eleitoral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados