Governabilidade e Conchavo em São José

Fonte: SJ em FOCO. Ano V - edição: 767

AS MUDANÇAS...
    Tudo indica que o vereador Túlio Maciel assumirá a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos, Michel Schlemper a Secretaria de Finanças e Marcos Caneta entrará na Superintendência de Cultura. 
  Tirando Caneta, os dois vereadores são da oposição. O leitor pode questionar: então Adeliana vai compor com a oposição?

Sim, para ela ter governabilidade! 

    Infelizmente no Brasil, o voto é uma verdadeira “Salada de Frutas”. Vota-se num governador de um partido, deputado de outro, prefeito de um terceiro partido, vereador do outro lado e assim vai. 
   Ora, quando se vota no prefeito de um partido e vereador do outro, é fato que ocorrerá uma situação delicada para a gestão que assume a prefeitura. 
    Para poder governar, terá de compor com a oposição ou senão vira o inferno literalmente. 

GOVERNABILIDADE 
   A palavra governabilidade é um eufemismo para: conchavo, conluio, conspiração, arranjo. Esse é o meu ponto de vista. Existe um problema estrutural no sistema político brasileiro e ele não deve ser dado como normal. As manifestações nas rua provam isso.

Ou seja, o governo e a oposição fazem arranjos para manter uma certa distância da população, de forma que ambos tenham seus interesses eleitorais atendidos. 

     É claro que as demandas da população são difíceis e às vezes impossíveis de serem atingidas, mas essa blindagem através da governabilidade vai contra a representatividade popular e a democracia.

MUDANÇAS SEM ESCLARECIMENTO

    O ex-secretário de administração, Mário Marcondes, saiu da Prefeitura sem mais esclarecimentos, a única informação foi dada por Cacau Menezes, apontando que Marcondes teria tentado vender um prédio seu para a Prefeitura, o que é ilegal. A prefeitura divulgou uma nota pouco esclarecedora sobre o caso, mas deixou claro que irá mexer na estrutura administrativa do governo. 
    Dois vereadores, solicitaram informações sobre o caso. O pedido de requerimento foi protocolado por Chico Silvy e assinado apenas por Clonny, os demais se recusaram e o requerimento não foi adiante. Isso nos leva a pensar que a pretensão de muitos é integrar o governo (a prefeitura é o paraíso dos cargos comissionados, e portanto, futuros cabos eleitorais). 
    O Observatório Social de São José fez uma enquete em sua página na rede social para saber a opinião da população quanto ao fato de vereadores assumirem secretarias e deixarem seu posto nas mãos de suplentes. Até o momento a maioria dos votantes são 
contrários a essa ideia.

MAIS UM VEREADOR ALÇA VOO
    Amauri dos Projetos está ingressando no novo projeto, que é assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). 
     O vereador mais votado de São José parece que possui ambições maiores. Ou seja, o PMDB está contando com ele para o projeto de 2014. Agora o eleitor josefense precisa pensar. O que ele espera de Amauri?  A recíproca é verdadeira! Político, o que seus eleitores irão pensar?

Quadro atual da câmara e as possibilidades:
VEREADOR
PARTIDO
CARGO POSSÍVEL
Amauri dos Projetos (LICENCIADO)
PMDB
Secretaria da Regional Fpolis
Clonny Capistrano
PMDB
Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Adriano de Brito 
PR
--------
Chico Silvy 
PT
--------
Moacir da Silva (SUPLENTE)
PMDB
--------
Michel Schlemper 
PMDB
Secretaria de Finanças
Orvino Coelho de Ávila
PSD
--------
Sandra Martins
PSDB
--------
Tete (Wallace de Souza)
PDT
--------
Túlio Maciel 
PMDB
Secretaria de Urbanização e Serviços Públicos
Neri Osvaldo do Amaral 
PMDB
--------
Méri Hang
PSD
--------
Geraldo Swiech
PT
--------

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados