O Rombo de R$70 milhões em São José


Dinheiro na privada!
Após requerimento do Vice-Presidente da Casa Legislativa de São José, Geraldo Swiech (PT), o atual Presidente da São José Previdência, Constâncio Krummel Maciel Neto, participou de Reunião Pública para tratar sobre o prejuízo de cerca de 30 milhões de reais na previdência do município, fato que ocorreu em 2009.


De acordo com o vereador Geraldo Swiech, a Reunião Pública teve como objetivo apresentar uma nova proposta de gestão e discutir sobre as ações tomadas para recuperar o dinheiro investido.

Para o Presidente da Câmara Municipal de São José, vereador Sanderson de Jesus (PMDB), o encontro foi muito proveitoso e a Casa Legislativa vai continuar abraçando a causa: “Nós vamos fazer tudo o que for possível para fazer com que esse dinheiro seja recuperado. Afinal, eles foram conquistados depois de muito trabalho e dedicação”.

Durante a Reunião, o Presidente Constâncio apresentou os números atualizados da previdência. Segundo ele, são cerca de 70 milhões de reais comprometidos: “Mas nós ainda podemos recuperar esse valor. O dinheiro não está totalmente perdido e estamos estudando meios legais para reavê-lo”.


O representante da autarquia também explicou que uma empresa de consultoria foi contratada para auxiliar nos investimentos realizados: “Essa empresa vai fazer o treinamento dos funcionários da São José Previdência. Isso representa uma maior segurança nas novas negociações”.

Outra medida anunciada pelo presidente Constâncio foi a maior transparência dos atos da autarquia: “Todos os investimentos feitos ficarão disponíveis no site da prefeitura. A população pode consultar e, inclusive, opinar sobre as ações realizadas. É isso o que nós queremos”.

O Sintram-SJ, sindicato que representa os servidores do município, também participou das discussões. A presidente da entidade, Jumeri Zanetti, ressaltou que os servidores estão indignados com a situação: “Queremos do Executivo a garantia de que esse dinheiro vai voltar para os cofres públicos. Porque disso depende o futuro de muitos trabalhadores aqui de São José”. 


O caso da São José Previdência veio à tona em 2011, mas teve início em 2009 quando os recursos investidos em uma corretora credenciada pelo Banco Central foram retirados sem permissão pela empresa que estava à beira da falência. O valor, de 28,3 milhões de reais, era equivalente aos descontos mensais de 11% dos salários dos servidores do município. O montante era investido em títulos públicos desde 2004. No total, 2271 servidores foram lesados.

Em agosto do ano passado, foi apresentado na Câmara Municipal o parecer da CPI da Autarquia São José previdência. Na ocasião, foi solicitada à 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de São José a instauração de um inquérito criminal para ajuizamento das ações cabíveis. O vereador em exercício Moacir Pereira (PMDB), que presidiu a CPI também participou da audiência desta terça-feira, 25, e usou a palavra para falar sobre o trabalho realizado na época: “A CPI foi consistente no sentido de buscar dados e levantar informações que posteriormente nós encaminhamos à Polícia Federal. Nosso objetivo era recuperar o dinheiro ou, pelo menos, descobrir o caminho para isso. Mas infelizmente esbarramos com a falta de informações em razão do sigilo da investigação”.

Ao final da Reunião alguns encaminhamentos foram definidos, entre eles a criação da Comissão Parlamentar de Estudo para:

1. Acompanhamento de:
• Ver resultados dos encaminhamentos da CPI;
• Ver com procuradoria do executivo municipal:
- Auditoria na São José Previdência;
- Tomada conta Epecial

2. Sessão Pública na Câmara Municipal – antes de passar nas comissões o Projeto de Lei até o seu término

3. Oficiar ao executivo a necessidade de conta especial 

4. Aguardando documentos solicitados para a Câmara à Autarquia

5. Sindicato – sugestão da criação de uma diretoria previdência

6. Sindicato + CMSJ + Executivo + São José Previdência = organizar seminário

Fonte: CMSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados