Debates, Urnas e Resultados

Me permitam aqui falar um pouco de Florianópolis, para demonstrar que o debate é fundamental para o crescimento do pensamento político.


O debate necessário
Em Florianópolis parece que o debate mudou o rumo dos fatos, o candidato Elson do PSOL que em todas as pesquisas não aparecia com mais de 2% das intenções de voto acabou levando mais de 14% dos votos. 
O grande recurso de expor ideias e propostas ( na minha opinião o mais compatível com a democracia) pesou a favor do candidato. Elson, que no último debate da RBS se saiu muito bem, parece comprovar isso.

Inimigo íntimo
A candidata Angela Albino veio determinada a se eleger em 2012. Na eleição anterior poderia ter chego perto se tivesse se aliado ao PT, consequentemente esse foi o caminho escolhido para este ano. 
Porém, são outras eleições.
O PT está desgastado e quanto mais ela levantou a bandeira petista mais ela apagou o seu brilho próprio e as pesquisas confirmavam isso.
Mas o PT era o Patrão, obedece quem tem juízo. Contudo na hora de debater, entre um discurso próprio e uma pauta partidária definida, ela se mostrou frágil e o eleitor notou isso. 
Gean Loureiro foi inteligente e oportunista, ele não era o principal alvo no último debate, atacou bem, saiu um pouco da sombra de Dário Berger durante o debate(o último, da RBS), acabou tirando a possibilidade de disputa da vaga de Angela.

Em São José...
A sombra das mudanças de Florianópolis, nós josefenses continuamos sem grande debate. 
Naquela conversa a qual presenciei segunda 01/08(AEMFLO CDL) a maioria das perguntas solicitava que os candidatos embasassem suas respostas em dados do município. 
Contudo, pouquíssimos dados surgiram. Pelo contrário as afirmações eram ou em primeira pessoa do passado, “eu Fiz, eu construí, eu inaugurei”, ou na primeira pessoa do futuro “eu farei, eu construirei, eu contratarei”.  
Tudo bem, o tempo era curto, 2:30 minutos para resposta mesmo assim não demonstrou um grande nível no que se refere a comparar o estado atual, propostas e caminhos para implementação.

Aonde debater a política em São José?
 Nós estamos no século XXI. A internet esta aí para criar o espaço. Ou não. Embora exista mesmo um espaço crescente, vide a campanha de Rafael Melo que obteve uma expressiva votação (3,72% dos votos) amparada nos meios virtuais. Mesmo assim, a internet  não é a grande definidora de votos, nem o principal meio de debate. Aonde então debater a política na cidade? Essa pergunta segue em aberto...


Mas as Urnas Castigam...
    Mesmo com as minhas constantes reclamações sobre o debate pequeno em torno dos assuntos políticos de São José e uma exposição das propostas demagógica e truncada, um mandato mal executado não passa despercebido no nosso município.
     Em 2008, Fernando Elias sofreu um amargo quarto lugar quando tentava se reeleger, esse ano Djalma Berger fica com um pouco mais que a metade dos votos de Adeliana.
    Dialogar com o eleitor durante o mandato, descobrir as necessidades reais da população e trabalhar para torná-las realidade é o trabalho do chefe do executivo. Utilizar qualquer retórica, mesmo que seja trazer o “prestígio” do irmão, não serão suficientes para mudar o que não foi feito durante a o mandato. Isso foi o que as urnas disseram.

Votos de sucesso a vencedora.
Bom, minha impressão pessoal da futura prefeita Adeliana é boa, tanto pelos trabalhos anteriores quanto pela conversa de segunda 01/08. Contudo, ela não governará sozinha, espero que ela tenha sabedoria para mediar o grande conflito de interesses que inevitavelmente irá surgir. 
Votos de sucesso para o bem da cidade.

Comentários

Anônimo disse…
massa tb achei positivo
mas percebo que os representantes das maiorias excluídas ainda são aquele compradores de voto sem dignidade
aqui com a releição de três vareadores paternalistas se pode ver isso
gui pereira/badeko e glauber....
peixada, feijoada e influência com interesses
sem contar as bocas de urna na frente das escolas
a boca do morro do horário parecia final da copa

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados