A Política de Todos Nós


   Ontem completou dois meses desde a primeira publicação neste blog. O que começou como um desabafo pessoal se tornou uma manifestação coletiva.
   Mais de 4000 acessos em 60 dias querem dizer alguma coisa. Eu não estou sozinho e as pessoas que buscam uma informação, uma opinião a respeito da sua cidade e dos acontecimentos também não estão.

Quais são as formas de amenizar o problema de viver em cidades com políticas tão sujas?

Como assistir a um processo eleitoral sem ficar indignado com as campanhas frustrantes que buscam o voto fácil e o poder, sem pensar no compromisso que a coisa pública exige?

Como analisar a desigualdade de forças que é perpetuada pela falta de cultura e educação na nossa sociedade?

   Essas perguntas não são minhas, são de todas as pessoas que gastaram algum tempo lendo esse blog, checando informações por outras fontes e se envolvendo de outras formas com a política.

A política?

   Sim, ser político não é concorrer a cargos eleitorais, ser político é preencher os espaços públicos com o comprometimento de quem se sente parte de uma sociedade, um país, uma cidade, um bairro.
   Muitas vezes concorrer a um cargo público nem é uma atitude política, é politicagem, puxar votos para determinada legenda sem nenhuma ideia fora adquirir vantagens pessoais, isso não é ser político.
   O Brasil vive uma falta grande de políticos, você conhece algum? Eles existem, mas são minoria e o reflexo disso é sentido nos atentados a segurança pública, na greve dos servidores da saúde, nas promessas baratas de terreno no José Nitro em São José, na contratação do Alexandre Pires em show para os servidores de SJ no período eleitoral, no sucateamento do planejamento urbano, e vai embora.
    A internet está aí como uma forma de extravasar essa indignação, isso é um grande avanço, mas não é tudo. É preciso buscar outras formas de preencher os espaços públicos, através de entidades representativas, conselhos municipais, audiências públicas.
    Mas essas atitudes tomam tempo, são difíceis no nosso ritmo acelerado de vida. Mesmo ciente dessas necessidades eu não consegui agir politicamente da forma como gostaria, a manifestação virtual tem sido a minha única ação. 

    A consciência é o começo e a propagação de boas ideias e iniciativas também faz com que as coisas melhorem, a mídia preste atenção, e um ciclo positivo tome corpo, assim como está acontecendo com o Contestado no José Nitro, que já conseguiu audiências públicas e diversas vitórias.

  Continuarei com as publicações, aceito sugestões e comentários e imploro encarecidamente as pessoas que tenham vontade de escrever neste espaço que o façam, é só escrever e mandar para o meu e-mail.
    Meu email é ivanluistonon@gmail.com, uma opção também para quem não quiser comentar publicamente. 

Para ressaltar que existe política boa, confira o site http://www.boapolitica.com.br/

Comentários

Anônimo disse…
Como professor ACT de São José, o que estou vendo é um grande medo de se comprometer, por parte dos funcionários efetivos e ACTs. Cada um está querendo arrumar seu espaço com este concurso público em processo com praticamente 1 vaga disponível para cada função. E ainda muitas pessoas procurando políticos eleitos pra fazer trocas.
Então, quem deveria praticar a política limpa na educação, está dando mal exemplo.
Ivan disse…
Olá querido leitor, essa sua manifestação é muito importante. A briga individualista por motivos de curto prazo é enfraquecedora da classe dos educadores, muito ruim para a sociedade como um todo.
Na oportunidade desses concursos abertos eu resolvi dar uma atenção, li os editais e fiz um post sobre o assunto, sugiro que você leia, dê a sua opinião, para debatermos essa questão no nosso município.
abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados