Alça de Contorno- Já ouviu falar?



Movimento em Prol da Obra
Alça de Contorno da Região Metropolitana de Florianópolis é mais um desses casos, os quais nós fazemos esforço para compreender, mas diante de tantas informações aparentemente desconexas acabamos deixando de lado.
As obras da Alça de Contorno já estavam previstas quando foi feita a Concessão para a Auto Pista Litoral Sul.

O que é concessão de rodovia?
    O Sistema de Concessão permite a transferência, por meio de licitação, de um serviço ou bem público à iniciativa privada por prazo determinado (a propriedade continua sendo da União). No caso das rodovias, este prazo está entre 20 e 30 anos, após o qual o contrato poderá ser renovado ou não. Caso não haja esta renovação, o bem ou serviço volta à responsabilidade do poder concedente (governo), incorporando-se nesta transferência todas as benfeitorias executadas (obras, instalações, equipamentos e frota, entre outros). 

Qual o objetivo?
    Desviar o trânsito da BR 101 que atualmente atinge as regiões urbanas dos municípios de Biguaçu, São José e Palhoça, dificultando o tráfego dessas cidades que se soma ao tráfego rodoviário.

Onde ficará essa alça?
- Inicia próximo à ponte do Rio Inferninho, Biguaçu, indo até a altura do Rio Cubatão, em Palhoça.

Falta muito para ficar pronta?
    A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) já forneceu alguns cronogramas para o início e a execução das obras, porém até agora esses cronogramas tem sido corroídos pela ação do tempo, dessa forma as entidades representativas e governos relacionados pedem novas datas.
  O último prazo definido para conclusão da obra é o longínquo ano de 2017. Leia mais aqui!

De quem é a culpa pelo atraso?
      De acordo com o diretor superintendente da Autopista Litoral Sul, Paulo Mendes Castro, as obras devem começar assim que o Ibama fornecer a liberação.
  As entidades Representativas são quase unânimes em responsabilizar a ANTT pela falta de ação na cobrança das obras.
    O Ibama, não deu a licença ambiental para construção da maior parte dos trechos, porém agendou audiências públicas com a população, que ocorreram em outubro/2012. O fato é que a empresa Auto Pista Litoral Sul apresentou para o Ibama um projeto encurtando em 14km a alça, o que deixou a população indignada e retardou ainda mais a análise ambiental.
   O governo Luiz Henrique da Silveira, juntamente com o ex-Prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheid autorizaram a construção de um loteamento com aproximadamente 10 mil casas em cima do traçado da alça, este quer está sendo construído pela Rodobens foi autorizado não se sabe como. 

A alça irá resolver o problema?

     Apesar de ser essencial, ela não irá resolver o problema dos transportes, dado que o tráfego rodoviário e a região metropolitana tem crescido muito mais do que as possibilidades de investimento nas rodovias. Em 2017 ela já será uma solução paliativa.  
    É importante levantarmos as questões referentes a outras formas de deslocamento nas cidades, como alternativas de transporte coletivo e de massa, assim como alternativas para o tráfego rodoviário. 

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