Alça de Contorno- Já ouviu falar?
Movimento em Prol da Obra |
As obras da Alça de Contorno já estavam previstas
quando foi feita a Concessão para a Auto Pista Litoral Sul.
O que é concessão de rodovia?
O Sistema de Concessão permite a
transferência, por meio de licitação, de um serviço ou bem público à iniciativa
privada por prazo determinado (a propriedade continua sendo da União). No caso
das rodovias, este prazo está entre 20 e 30 anos, após o qual o contrato poderá
ser renovado ou não. Caso não haja esta renovação, o bem ou serviço volta à
responsabilidade do poder concedente (governo), incorporando-se nesta
transferência todas as benfeitorias executadas (obras, instalações,
equipamentos e frota, entre outros).
Qual o objetivo?
Desviar o trânsito da BR 101 que atualmente atinge
as regiões urbanas dos municípios de Biguaçu, São José e Palhoça, dificultando
o tráfego dessas cidades que se soma ao tráfego rodoviário.
-
Inicia próximo à ponte do Rio Inferninho, Biguaçu, indo até a altura do Rio
Cubatão, em Palhoça.
Falta muito para ficar pronta?
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)
já forneceu alguns cronogramas para o início e a execução das obras, porém até
agora esses cronogramas tem sido corroídos pela ação do tempo, dessa forma as
entidades representativas e governos relacionados pedem novas datas.
O último prazo definido para conclusão da obra é o longínquo ano de 2017. Leia mais aqui!
De quem é a culpa
pelo atraso?
De acordo com o diretor superintendente da
Autopista Litoral Sul, Paulo Mendes Castro, as obras devem começar assim que o
Ibama fornecer a liberação.
As entidades Representativas são quase
unânimes em responsabilizar a ANTT pela falta de ação na cobrança das obras.
O Ibama, não deu a licença
ambiental para construção da maior parte dos trechos, porém agendou audiências públicas com a população,
que ocorreram em outubro/2012. O fato é que a empresa Auto Pista Litoral Sul
apresentou para o Ibama um projeto encurtando em 14km a alça, o que deixou a
população indignada e retardou ainda mais a análise ambiental.
O governo Luiz Henrique da Silveira, juntamente com o ex-Prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheid autorizaram a construção de um loteamento com aproximadamente 10 mil casas em cima do traçado da alça, este quer está sendo construído pela Rodobens foi autorizado não se sabe como.
A alça irá resolver o problema?
Apesar de ser essencial, ela não irá resolver o problema dos transportes, dado que o tráfego rodoviário e a região metropolitana tem crescido muito mais do que as possibilidades de investimento nas rodovias. Em 2017 ela já será uma solução paliativa.
É importante levantarmos as questões referentes a outras formas de deslocamento nas cidades, como alternativas de transporte coletivo e de massa, assim como alternativas para o tráfego rodoviário.
O governo Luiz Henrique da Silveira, juntamente com o ex-Prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheid autorizaram a construção de um loteamento com aproximadamente 10 mil casas em cima do traçado da alça, este quer está sendo construído pela Rodobens foi autorizado não se sabe como.
A alça irá resolver o problema?
Apesar de ser essencial, ela não irá resolver o problema dos transportes, dado que o tráfego rodoviário e a região metropolitana tem crescido muito mais do que as possibilidades de investimento nas rodovias. Em 2017 ela já será uma solução paliativa.
É importante levantarmos as questões referentes a outras formas de deslocamento nas cidades, como alternativas de transporte coletivo e de massa, assim como alternativas para o tráfego rodoviário.
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