Mobilidade Urbana em São José. Chegou a Hora!

Mobilidade Urbana em São José
      Transporte Urbano de São José atende 200 mil usuários, no entanto, segue sem planejamento e muito menos integração.       Haverá audiência pública dia 20 de Agosto na Câmara Municipal para discutir problemas e propostas para o transporte coletivo.     Cabe lembrar que o transporte coletivo não pode ser pensado de forma isolada. É necessário e urgente pensarmos que o transporte deve ser integrado, coletivo, de massa, individual. Além disso, a prioridade deve ser para o transporte coletivo para longas distâncias e transporte individual para curtas distâncias, evidentemente que dentro de transporte individual deve se priorizar o pedestre e os ciclistas, quando possível torná-los a única opção.
São José contratou um estudo sobre o setor
Está em andamento em São José, um estudo contratado pela prefeitura para identificar as reais deficiências das linhas, horários, frota e itinerários do transporte coletivo josefense. A pesquisa servirá de parâmetro para a elaboração do edital de licitação para melhoria do sistema que atende mensalmente mais de 200 mil usuários.
Para se descolocar dentro de São José, o passageiro precisa ir até uma via onde passe a linha desejada. É o caso das avenidas Presidente Kennedy e Beira Mar. “Perdi um ônibus em Barreiros. O jeito foi ir até o Ticen com outra linha para pegar o ônibus que eu queria”, detalhou o comerciante Agnaldo Gonçalves, 48, ao lamentar que uma cidade com mais de 200 mil habitantes ainda dependa do terminal de Florianópolis. Gonçalves mora no bairro Bela Vista. “Pagamos para nos deslocarmos sentados. É preciso aumentar a oferta de horários e evitar a superlotação”, aponta.
A secretária de Transporte de São José, Andréa Pacheco informou que a consultoria de R$ 120 mil foi contratada na gestão anterior, mas por falta de pagamento a empresa parou os trabalhos. “Em maio, após o acerto de contas, os estudos foram retomados”, explicou, ao destacar que a prefeita Adeliana Dal Pont pediu agilidade na pesquisa.
Números atuais do transporte de São José:
Média mensal de passageiros: 200 mil
Empresas que atuam no município: Quatro.
São elas: Estrela, Jotur, Biguaçu e Santa Terezinha.
Total de linhas ofertadas: 13.
Tarifas:
Patamar 1- 1,70
Patamar 2 - 1,95
Patamar 3- 2,10
Patamar 4- 2,20

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados