Sem rumo a USJ completa 8 anos.

      A instituição que foi credenciada em 2005 e conseguiu ótimos índices de avaliação do MEC não tem mais foco, principalmente porque não tem sede e estrutura adequada para pensar seu futuro. 
    A famosa Sede, que iria abrigar colégio de Aplicação e o Centro Universitário não foi destinada para esse fim, por quê? 
     O projeto foi feito, os recursos foram captados, o prédio foi construído, mas alguma coisa aconteceu no caminho.
      O Prefeito Djalma Berger vendeu o prédio da prefeitura por R$ 14 milhões de reais para o Tribunal de Justiça, ação que contou com a complacência da Câmara de Vereadores.
Sem sede, o prédio que iria abrigar (Pré-Escola, Ensino Fundamental e Médio) e a sede própria do USJ- Universidade de São José, "precisou" ser utilizado pela Prefeitura.
     O Projeto inicial contava com ambientes multifuncionais compostos de 46 salas de aula (1840 alunos por turno), salas de coordenação, salas de professores, salas de apoios pedagógicos, salas administrativas, laboratórios, biblioteca, videoteca, arquivo, 04 anfiteatros com capacidade de 175 pessoas cada um, além do auditório principal que pode abrigar 680 pessoas, centro de convivência (xerox, papelaria, livraria, agência bancária, lanchonetes, praça de alimentação, apoio ao estudante, etc), espaço cultural e ginásio poliesportivo.
      Contudo a decisão do governo colocou fim no projeto, fazendo uma adaptação grotesca do espaço para abrigar a Sede da Prefeitura de São José, sendo que várias Secretárias continuam descentralizadas nos bairros.
      Hoje a USJ está alocada no Colégio Maria Luiza de Melo e possui um prédio alugado para a parte administrativa(Fundação).

A Importância do Projeto Inicial
Interligar ensino, fundamental, médio e superior é um dos grandes desafios da Educação no   Brasil. Fazer com que as novas formas de ensinar, métodos de avaliação e acompanhamento sejam constantemente melhorados é o que o país precisa para formar uma sociedade melhor.

     Contudo este projeto foi abortado. A razão é até hoje desconhecida. Mas o fato é que educação de qualidade não dá voto, talvez aí esteja uma pista. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados