Ações contra a Imobilidade Urbana
Restrição ao estacionamento
Obra de 1,5km pelo foram gastos pelo menos R$11 milhões de reais |
Algumas ações são urgentes para melhorar a qualidade de vida da população josefense. No que se refere a mobilidade urbana é necessário que a cidade se adeque a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Uma ação é básica nesse sentido e pode ser feita com um pouco de planejamento e vontade política.
A prefeitura precisa desencorajar o uso do automóvel, a iniciativa – que deveria ser adotada em São José- é a diminuição da oferta de vagas para estacionar, removendo os espaços disponíveis ou transformando-os em áreas de uso comum, como pequenos parques.
O Projeto de Zona Azul, em planejamento visa fazer com que os estacionamentos sejam rotativos, ou seja, que mais carros estacionem no mesmo espaço ao longo do dia.
Portanto a diminuição do tráfego de veículos deve ser forçada através da diminuição de estacionamento, principalmente nas áreas de alta densidade populacional e circulação de veículos. Tais como Leoberto Leal e os bairros de Kobrasol e Campinas.
É bom lembrar que São José possui 131,7 mil veículos emplacados para uma população de 210 mil habitantes.
O projeto inicial previa menos estacionamento ciclovia. |
A cidade possui aproximadamente 134.338 eleitores, ou seja, temos aproximadamente um carro por pessoa na idade de dirigir. Evidentemente, se todos tirarem o carro de casa, ninguém chegará a lugar nenhum.
Nos locais de estacionamento, na avenida Leoberto Leal e na Avenida Presidente Kennedy, para citar dois exemplos principais, com algumas modificações poderiam dar espaço para corredores exclusivos de ônibus.
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