Beira Mar em Movimento e a valorização dos espaços públicos

Beira-Mar em Movimento

Valorização dos espaços públicos. Isso é o que todas as cidades precisam, quanto mais crescem mais devem valorizar o espaço público, porque naturalmente ele tende a ser reduzido e rejeitado. 
A Fundação Municipal de Esporte e Lazer tem feito isso com a Beira-Mar de São José, no evento "Beira Mar em Movimento". Em um dia são reunidas diversas atrações que incentivam a interação entre as pessoas e a prática esportiva. 

São José é uma cidade que tem constantemente rechaçado o espaço público. Cedeu 75% do espaço público da praça de barreiros para uma construtora, sem audiência pública. 

Além disso o município concede alvarás de construção sem um plano diretor(o atual é de 1985), sem vias que possam escoar o tráfego e o pior, sem calçadas adequadas, sem ciclovias. 

O que isso quer dizer?
Os josefenses devem se trancar em seus apartamentos e casas, porque a rua não é segura em todos os sentidos. Não há espaços adequados para circular. E a desigualdade social faz com que a cidade se torne cada vez mais violenta. 
Aí retornamos a Fundação de Esporte. O esporte, assim como a cultura são formas de inclusão social. Não é só a economia que incluí as pessoas. 
Espaços Urbanos planejados, valorizando a interação social fazem muita diferença na sociedade. 
São José crescendo como está deveria pensar com cuidado nessas questões.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz determina suspensão do contrato de R$9.988.306,20 para nova Câmara de Vereadores

TCE aponta responsáveis por rombo de 30 milhões na Previdência

Sandra Martins acusada de lavagem de dinheiro e a prefeitura aprova 1 milhão em comissionados